Viajar de carro no inverno é tudo de bom. Seja para o friozinho da serra, com a família ou os amigos, ou para aquela tour deliciosa numa vinícola, com uma companhia especial, o que importa é se divertir em cada etapa do trajeto. A Cassol tem as dicas certas para você escapar dos imprevistos e entrar no trilho certo da viagem perfeita.

REVISE O CARRO

Leve o carro ao mecânico com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Peça atenção especial aos faróis e freios, fundamentais para a sua segurança. Cheque os níveis de óleo e água e calibre todos os pneus, inclusive o estepe. Se precisar de pneus novos, essa é a hora de trocar.

EVITE AS HORAS DE RUSH

Evite começar a viagem com estresse e confusão. Espero o auge do movimento passar para começar a sair da cidade. Os melhores horários são antes das 7h da manhã e depois das 20h, mas o meio da tarde, entre 15h e 16h30min, também é uma boa opção.

INVISTA NUM GPS

O aparelhinho é seu melhor aliado para se manter sempre na direção certa. Para não dar erra, deixe-o sempre atualizado e saiba exatamente como manejá-lo. E não custa nada garantir com o bom e velho mapa no porta-luvas, não é mesmo?

ABASTEÇA O CARRO

E não é de gasolina! Comidas e bebidas (não alcoolicas, é claro) são fundamentais para um trajeto tranquilo e sem sobressaltos. O ideal é você mesmo preparar a “lancheira” para não depender dos postos de gasolina pelo caminho. Além de ser uma opção saudável, a lancheira caseira evita gastos extras e facilita o planejamento financeiro da viagem. Leve bastante água, para deixar todo mundo hidratado durante o trajeto todo.

ENTRETENHA AS CRIANÇAS

Só quem tem filho pequeno sabe como é difícil mantê-los quietos. Para evitar o caos, leve um kit de entretenimento infantil, com tudo que seu filho mais ama. Videogames portáveis, massinhas de modelar, histórias em quadrinhos, bonecas, músicas infantis, vale tudo para garantir o sossego dos papais e a diversão das crianças.

DIGA SIM PARA AS SURPRESAS

Viagens de carro são excelentes momentos para a gente se abrir para o imprevisto. Contemplar a paisagem, viver o presente, desbravar novas terras, conhecer novos lugares… tudo isso é muito bom, só não vale empacar no trajeto sonhado antes de sair de casa. Está no meio da viagem e apareceu uma cachoeira linda? Pare o carro, desça, aproveite. Com o pé na estrada, o planejamento vai embora e tudo muda. E a graça é justamente esta!