Inspirado em nossos colonizadores lusitanos, a tendência do azulejo português chega com tudo no universo da decoração.

As formas geométricas e as estampas dos azulejos portugueses chamam a atenção de quem vem pensando em redecorar a residência. Desde o século XIV essas peças, que reproduzem cenas históricas, mitológicas, religiosas ou decorativas, já vinham sendo utilizadas na Europa para trazer mais charme e beleza aos locais onde eram aplicadas. Com a chegada dos portugueses no Brasil, o azulejo foi introduzido em muitas casas e objetos decorativos. Mas, neste ano os ladrilhos destacaram-se e começaram a ser usados e combinados de diversas maneiras criativas e inusitadas.

Além de trazer mais vida e um tropicalismo chique, que é a cara do Brasil, o azulejo português é de fácil aplicação e pode ser empregado em qualquer espaço, seja na cozinha, área de serviço, banheiro ou dormitório. Se você preferir por não azulejar, é possível fazer o uso de adesivos que imitam as formas geométricas e cores do verdadeiro azulejo, também sendo prático na hora da remoção.

Fugindo do tradicional azul e branco, os azulejos ganharam uma grande variedade de estampas e formas para compor o entorno do ambiente. Além das paredes, os desenhos podem estar em poltronas, almofadas, mobiliários e louças.

Nas combinações com o restante do mobiliário, você pode ser mais básico e optar por cores da mesma família do azulejo utilizado; utilizar tons de madeirado, que sempre são boas opções; ou ousar no contraste de cores como o vermelho e o marrom. Basta usar o bom senso para ter um ambiente moderno, harmonioso e agradável!