calçada portuguesa ou mosaico português (também conhecida como pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos. Tradicionalmente as calçadas portuguesas possuem mais de 500 anos de história, são compostas por formas e padrões decorativos  pelo contraste entre as pedras, geralmente são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho. No Brasil é possível encontrar em azul e verde.

 

(via Wikipedia)

 

Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.

 

( via José Carlos Caria)

 

O padrão geométrico é rico em detalhes e pode ser uma ótima ideia para fazer a decoração da sua casa, seja em pastilhas de vidro na parede ou com o porcelanato dentro de casa. 

 

(via Roc2c)

 

São originárias de Portugal, tendo surgido em meados do século XIX, no Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo da época, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica.

 

 

 

A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do Largo de São Sebastião, construído em Manaus no ano de 1901 e que inspirou o famoso calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.

 

Informações: Wikipédia.