Quando falamos em decoração, logo pensamos em trocar algum objeto, pintar as paredes, renovar o ambiente e um monte de outras coisas que, de fato, fazem parte da decoração.  E dentre essas atitudes está a iluminação da nossa casa. Muitas vezes esquecida, a iluminação é um fator presente para valorizar a arquitetura e a decoração. No site da Revista Mobly, é explicado quatro tipos de iluminação, que servem tanto para iluminação residencial quanto comercial, confira:

 

Luz Natural: a maioria dos projetos arquitetônicos dá preferência para a incidência da luz natural dos ambientes, pois ela proporciona uma sensação de conforto e aconchego como nenhuma outra forma de iluminação produz (O que é melhor? Ler sob a luz do abajur ou com a luz do sol?). A luz natural também trabalha o jogo de sombras e luzes de forma mais interessante, já que muda muito ao longo do dia. Além disso, ela faz com que gastemos menos energia já que a casa permanece iluminada sem a necessidade de luzes artificiais.

 

 

Luz Indireta: é um recurso interessante. Geralmente, a luz é focada em um plano ou escondida para que não seja focada diretamente à vista das pessoas. Pode ficar escondida em um vão, um desnível de gesso, uma cavidade de madeira em algum móvel, atrás do espelho. As possibilidades são infinitas, basta somente ter criatividade (e um pouquinho de bom senso). Cria um ambiente confortável à vista, além de, como a luz natural, abusar das sombras e focos de luz. Não é indicado, porém, como forma de iluminação primária em um ambiente que necessite de uma luz mais concentrada, como um escritório.

 

 

Para conseguir esse efeito pode-se utilizar iluminação de embutir.

 

Luz Dirigida: o efeito ocorre com a utilização de lumináriasspotsarandelas. Esse tipo de iluminação fica muito bem em ambientes que precisam de focos de luz, como áreas de trabalho, cozinhas ou bancadas. Também pode ser usada como forma de realçar determinada característica da decoração ou da arquitetura. Cuidado, porém, com o ofuscamento que elas podem causar.

 

 

Para luz dirigida experimente adicionar à decoração os pendentes.

 

Wall washing: a técnica consiste, basicamente, em dar destaque a uma parede do ambiente através da iluminação. Pode passar a ideia de um ambiente com um pé direito mais alto, além de mais claro. É um recurso interessante se a parede em questão possuir algum elemento diferente, como cores mais fortes, texturas, decoração e etc.

 

 

 

Inspire-se na iluminação para criar um efeito incrível na decoração do seu lar, na Cassol Centerlar você encontra um mundo de opões em iluminação. Confira algumas peças em nosso catálogo ou visite a Cassol Centerlar  mais próxima!