Principalmente usadas em cozinhas e banheiros as pastilhas de vidro transformam e dão mais vida nos ambientes. Uma coisa que nem sempre se presta atenção é no tipo de pastilha de vidro, pois geralmente só se vêem ela já colocada na parede. Mas existem dois tipos: a telada e a empapelada, nesse post você saberá a diferença entre as duas e qual o tipo de assentamento, confira!

 Pastilhas Teladas: geralmente são de vidro de 2cmx2cm em placas de 30cmx30cm aproximadamente. Nesse modelo as pastilhas são agrupadas com espaçamento entre elas e coladas no verso com uma tela de Nylon. Dessa forma a aplicação é feita aplicando argamassa propria para pastilha de vidro na parede,com desempenadeira dentada. Após coloca-se a placa sobre os cordos de argamassa e preciona-se a placa com outra desempenadeira lisa para a argamassa aderir de forma regular a aplaca. Nesse modelo de placa já da para ver o resultado imediato pois a pastilha só recebera rejunte na finalização.

E caso alguma pastilha dentro da placa foi colada de forma incorreta na fabricação, já se faz a correção imediatamente. Tornando-se uma das melhores opções para o cliente, pois tem um melhor acabamento.
Pastilhas Empapelada: são pastilhas de vidro de 2cmx2cm em placas de 30cmx30cm aproximadamente. Nesse modelo as pastilhas são agrupadas com espaçamento entre elas e coladas no na frente com uma camada de papel e cola a base de água. Dessa forma a aplicação é feita aplicando argamassa propria para pastilha de vidro na parede, com desempenadeira dentada. Após coloca-se a placa sobre os cordos de argamassa e preciona-se a placa com outra desempenadeira lisa para a argamassa aderir de forma regular a aplaca.

 

Porém este tipo dificulta na hora de corrigir possíveis erros de fabricação na camada, pois a remoção do papel é feito com agua após a secagem da argamassa. Assim se dentro da placa na fabrica foi feito uma colagem torta o profiisional não tem muito oque fazer para resolver. O resultado final pode não ser o esperado pelo cliente e muitas vezes a culpa recai sobre o assentador. Se ainda ficou com dúvidas vá até uma das lojas Cassol que os profissionais estaram sempre prontos a ajudar-lhe.
Saiba mais sobre acabamentos no O Azulejista.