A gente já falou aqui sobre os jardins verticais, inspiração para trazer ainda mais vida para o seu lar.

Hoje vamos falar sobre o cultivo de temperos através de hortas verticais, uma forma de deixar a alimentação mais saudável e dar uma cara nova ao ambiente.

Vamos ver agora um passo a passo para ter sempre ervas, verduras ou temperos fresquinhos na sua casa. Para conseguir acomodá-los dentro de ambientes pequenos basta tomar alguns cuidados e escolher as espécies certas.

Em apartamentos, por exemplo, as mudas de temperos costumam se adaptar bem: alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva-cidreira, hortelã, orégano, pimenta dedo-de-moça, salsinha e sálvia são boas escolhas. Hortas desse tipo, além de proporcionar condimentos fresquinhos na hora de cozinhar, liberam um aroma agradável no ambiente.

 

Para começar esse projeto na sua casa, você vai precisar de um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca e mudas de ervas. Tenha em mente que há várias maneiras de acomodar as mudas: vasos, canteiros, jardim suspenso e por aí vai. Escolha a que mais combina com o seu espaço!

Passo a passo:

1. Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para drenagem;

2. Misture duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus e coloque até ficar na borda do vaso. Por fim, espalhe um pouco de areia;

3. Enterre o torrão da muda e complete com a terra até cobri-lo;

4. Afofe com as mãos em volta do torrão e complete com um pouco mais de terra até a borda.

Alguns cuidados necessários para manter a sua horta saudável:

– Luz solar ao menos durante algumas horas por dia;

– Regue regularmente, mas nunca encharque a terra;

– Corte as folhas velhas, amareladas e secas;

– Verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.);

– A cada três meses adube a terra com húmus de minhoca e torta de mamona.

Gostou?

Então mãos a obra, e inclua nas suas refeições temperinhos especiais feitos por você!