A Feira Internacional de Bolonha, Cersaie, está na sua 30ª edição e reuni tendências da cerâmica, revestimentos, louças, metais e móveis de banheiro.  Nesta edição apresenta mais de 1000 expositores distribuídos em uma área de 176 mil m², mais de 470 empresas de 32 países que exibem seus produtos. É considerada a maior do mundo no segmento de revestimentos cerâmicos.

(Imagem: Quarto Elemento)

A Cassol Centerlar marcou presença no evento e participou da edição deste ano, pode conferir todas as novidades do mercado e as tendências para o ano que vem. Juliano Rabelo, gerente de categoria, selecionou as três principais tendências para 2013:

Grandes formatos: os formatos não param de crescer, nessa feira chegaram a ser apresentadas peças de 1,50m x 3,40m, embora o 60×60 e 80x80cm continuem sendo os formatos predominantes;

(Imagem: casa. abril)

Madeira: a impressão digital dando aspecto de madeiras aos porcelanatos continua em alta, os formatos de régua continuam e estavam presentes em praticamente todos os expositores;

(Imagem: Stone World)

Tons Urbanos: os tons urbanos tomaram conta da feira. Cada vez mais o aspecto metrópole está inserido nas paginações e nas tendências dos revestimentos. Um termo muito interessante apresentado para as cores predominantes foi o GREIGE que mistura os tons de Gray (cinza) com Beige, sempre nas texturas acetinadas, naturais e estruturadas para os ambientes externos.

(Imagem: divulgação)

(Imagem: casa. abril)

Uma característica deste ano foi o foco para atrair os países emergentes, devido à crise europeia. Para conquistar o público oriental, muita aposta em ornamentos rebuscados. Já para o público ocidental, o estilo  clean com cores amenas foi a atração. O resgate de antigas estampas aplicadas de uma forma contemporânea e grandes designers assinando para marcas tradicionais.

(Imagem: casa. abril)

(Imagem: casa. abril)

(Imagem: casa. abril)