Como toda planta a grama também merece atenção para conservá-la sempre bonita.  para as dicas a seguir levaremos em conta que a sua grama é da espécie adequada para o local, e  foi plantada corretamente, segundo os critérios de iluminação, “pleno Sol ou alguma Sombra”.

 

 

O site Faz Fácil aconselha começar a fazer à manutenção regular com o uso de fertilizante durante a primavera, lembrando que em um metro quadrado crescem cerca de mil pés de grama. Para isso use composto orgânico como cobertura, ou regue com alimento solúvel para gramados (phostrogen), duas medidas em cada 5L de água. Se preferir, use NPK de fórmula 20-10-10 ou aproximada, à razão de 50 gramas por metro quadrado. Em qualquer caso, regue generosamente a seguir.

 

 

DICAS: Para evitar que a grama ou o mato cresçam entre as juntas dos pavimentos intertravados de concreto pode-se preparar uma mistura de água com algum herbicida e regar o pavimento com esta mistura.

 

 

1. Nunca corte mais que um terço da altura da grama.

 

2. Alterne os padrões de corte – tente não seguir sempre o mesmo padrão e direção a cada vez que cortar a grama. Mude os locais de início e término do corte.

 

3. Deixe os restos no gramado – a grama triturada fornece muitos nutrientes para o gramado. Você pode fazer a mesma coisa com as folhas das árvores no outono.

 

4. Controle as pragas enquanto elas estão novas – o melhor momento para acabar com ervas daninhas é no início de seu ciclo de vida. Isso significa aplicar herbicidas para pragas da grama no início da primavera e para pragas de folhas no início do outono.

 

5. Exija um motor de alta qualidade em seu cortador de grama – não há nada mais irritante quando você está pronto para cortar a grama, mas o motor não pega. Os motores Briggs & Stratton fornecem potência, durabilidade e partida fácil.

 

6. Melhore seu gramado – a grama responde melhor a um corte limpo e preciso do que a um torto e irregular, portanto mantenha as lâminas do seu cortador afiadas. Examine periodicamente as condições das lâminas e ajuste a altura de corte de acordo com a necessidade. Faça manutenção de rotina para não aumentar as emissões e garantir partida fácil.

 

7. Molhe o gramado pela manhã – molhar o gramado entre 4 e 9 da manhã garante que o sol não roube a água de seu gramado, além de permitir que o gramado seque durante o dia. Grama molhada a noite pode significar pestes e doenças.

 

8. Utilize grama de qualidade – quanto mais barata a semente, maior é a chance de haver pestes nas sementes que você colocará em seu gramado.

 

9. Evite superdosagem de fertilizante – mesmo os bons remédios fazem mal quando ministrados em quantidade excessiva. Utilize apenas a quantidade recomendada pelo fabricante do fertilizante.

 

10. Proteja o ambiente enquanto corta a grama – faça a manutenção periódica do motor de seu cortador, como troca de óleo e filtro de ar, para garantir que as emissões não aumentem.

 

 

E depois de cortar a grama é importante a conservação do equipamento, certifique-se de enrolar o fio e amarre o para que não se desenrolar. Coloque luvas de couro nas mãos  e limpe bem a parte de baixo da máquina com uma espátula, de preferência de madeira para não danificá-la e passe óleo queimado sobre toda a superfície limpa para evitar que a acidez da grama ataque a parte metálica da máquina.

 

Na Cassol Centerlar você encontra todos os equipamentos para jardinagem e diversos modelos de cortadores, aparadores de grama e roçadeiras. Faça-nos uma visita e confira as grandes novidades.